Tradução José Filardo
O Rito escocês retificado ou Regime escocês retificado (R.E.R.) é um rito maçônico de essência cristã fundado em Lyon em 1778.
Origens do rito

A evolução e transformação deste sistema durante as Reuniões Anuais de 1778 ( Lyon ) e de 1782 (Wilhelmsbad) levariam à criação do Rito Escocês retificado em 1782. Desde então, os rituais deste rito sofreu pouca ou nenhuma alteração. É um rito de essência cristã e cuja doutrina subjacente é o Tratado de Reintegração dos seres de Martinès de Pasqually .
Organização do rito
O Rito Escocês retificado é um rito maçônico estruturado em quatro graus maçônicos e um grau cavalheiresco acompanhados por um período probatório de escudeiro novato formando a Ordem Interior. O R.E.R. é Cristão mas de acordo com os grupos que implementam esse cristianismo é permitido, seja em sentido estrito, referindo-se à Santíssima Trindade e a Encarnação do Verbo, quanto em um sentido mais amplo, isto é, sem referências dogmáticas. Ele é estruturado da seguinte forma:
Lojas de São João (Lojas Azuis):
Aprendiz
Companheiro
Mestre
Lojas de Santo André (Lojas Verdes):
Mestre Escocês de Santo André
Ordem interior:
Escudeiro noviço
Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (CBCS)
Classe secreta (colégio Metropolitano):
Professo
Grande Professo
As potências que praticam o R.E.R.
Encontram-se lojas que praticam o R.E.R. na maior parte das potências francesas 1 bem como na Suíça, na Bélgica, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Inglaterra, no Brasil, no Togo, nos Estados Unidos e, de forma mista em Quebec.
Protocolo de “boa conduta”
Um protocolo de boa conduta e uma carta comum foram escritos por alguns Grandes Priores na França. Eles foram assinados em 06 de dezembro de 2008, na sala do Conclave do Palais des Papes em Avignon diante de mais de 450 Irmãos Mestres Escoceses de Santo André dos quatro Grandes-Priorados envolvidos. As Potências Soberanas signatárias:
Grande Priorado Independente de França
Província de Auvergne (GPDP, GPDF, GPDLA, GPDOMTOM)
Grandes Priorados Unidos das Três Províncias.
Grão Priorado Escocês Reformado e Retificado de Occitana.
Todos constituídos sob o Regime Escocês Retificado, Eles mantêm entre si relações de consideração fraternal e para alguns deles relações de reconhecimento mútuo para as quais foram assinados tratados bilaterais. Eles acordaram, em sua área de influência, que um protocolo de “boa conduta” visando determinados aspectos deontológicos particulares podem ser úteis para o exercício pacífico de sua jurisdição para o bem da Ordem Retificada em geral ou seu Regime em particular. Este protocolo visa adotar uma atitude comum em relação aos aspectos específicos do processo de admissão dos seus membros, no caso específico definido abaixo.
É o caso em que eles recebem (por conveniência chamado Regime de entrada) um pedido de adesão individual de um Irmão que tenha recebido os graus superiores ao terceiro grau em um outro Regime (por conveniência chamado Regime de saída) e a fortiori um pedido de integração de uma Loja. Eles concordam, na verdade, que tal pedido só pode ser o produto de uma situação excepcional que possa de fato ser o resultado de uma a livre escolha (demissão), mas também de circunstâncias às vezes dolorosas ou até mesmo repreensíveis (exclusão por qualquer razão, eliminação, dissolução…) e em que seja desejável que uma informação sobre ele seja obtido do Regime de saída. Eles adotam, consequentemente, o seguinte procedimento:
1. Em caso de recepção por um Regime de entrada de um pedido de filiação de um Irmão que recebeu graus acima do terceiro grau do Rito Escocês Retificado em um outro Rito e, a fortiori, de um pedido de integração de uma loja superior ao terceiro grau, o Regime de entrada informa o Regime de saída sobre esse pedido, para obter seus comentários.
2. A comunicação é efetuada de Grande Chancelaria para Grande Chancelaria.
3. Depois de um período de trinta dias, sem resposta, é considerado que o pedido não gerou comentários.
4. Em caso de comentários, o Regime de entrada é sempre livre para ignorar; sua única obrigação é a transmissão de informações ao Regime de saída.
5. A exigência aplica-se somente ao Regime de entrada, mas não exclui que uma informação espontânea seja fornecida pelo Regime de saída, quando da constatação da partida; essa iniciativa á facultativa e, em princípio, reservada aos casos graves.
6. Se outros aspectos deontológicos merecerem ser tratados, eles estarão sujeitos a uma emenda ao presente protocolo por iniciativa de um dos Ritos signatários, mas afetará apenas os signatários da emenda.
7. Este protocolo pode sempre ser cancelado sem aviso prévio por uma das Potências Soberanos signatárias, sem afetar a exequibilidade dele em relação aos outros Ritos.
8. As regras de visitação são especificados aqui, em um documento separado.
9. Se outra potência maçônica além daquelas incluídas neste protocolo, por sua vez, desejar ratificá-lo, seu pedido será analisado por todos os signatários, e somente poderá ser aceita por unanimidade entre estes últimos.
Carta de referência comum na prática do Rito Escocês Retificado
A Carta foi assinada em 6 de dezembro de 2008, na sala do Conclave do Palais des Papes em Avignon Entre as Potências Soberanas signatárias:
Grande Priorado Independente de França
Província de Auvergne (GPDP, GPDF, GPDLA, GPDOMTOM)
Grandes Priorados Unidos das Três Províncias
Grande Priorado Escocês Reformado e Retificado de Occitana
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS: A prática do Rito Escocês Retificado é organizada no seio de Regimes dependentes de potências soberanas e autônomas. Para favorecer um diálogo comum entre elas e abordar o essencial, dada a diversidade de sensibilidades da via retificada, as potências soberanas abaixo assinadas adotam os princípios em que acreditam ser comuns, com base em valores e da espiritualidade que são portadoras:
Referência a um princípio transcendente, livre de qualquer aspecto dogmático que aparece principalmente em igrejas, comunidades religiosas representativas ou organizados. Nenhum dos sacramentos (batismo…) ou rituais (Missa…) praticados em qualquer religião condiciona a admissão a um Regime Retificado, nem é exigido do Maçom retificado, nem é praticado como tal em reuniões realizadas sob a égide dos signatários, sendo o mesmo válido para qualquer outro ato civil que os possa substituir. Não cabe aos Regimes mencionados qualificar o caráter revelado de uma verdade. Essa transcendência é identificada com uma Palavra viva cujo fluxo circula como efeito de um trabalho maçônico criado em suas reuniões quando estas são regularmente constituídas no espírito das Assembleias fundadoras de 1778 e 1782. Assim, qualquer membro dos Regimes mencionados acima é perfeitamente livre de seu eventual compromisso religioso pessoal e lhe é reconhecida uma liberdade absoluta de consciência.
Referências aos valores morais e à abordagem esotérica do cristianismo das origens e, especialmente, o de João, cujo Evangelho aberto no seu Prólogo preside todos os graus do Regime.
Referência ao princípio da progressão iniciática:
O Rito Escocês retificado reconhece a progressão iniciática, que presume, portanto, que entre a colação dos graus sucessivos, seja observado um tempo mínimo de amadurecimento, com uma prática regular reconhecida (exceto se derrogado e devidamente justificado). Cada regime tem uma percepção própria desse prazos de colação, mas prazos mínimos substancialmente equivalentes são aceitos de acordo com uma grade mínima a ser definida. É particularmente reconhecido que:
A colação do quarto grau não pode ocorrer antes de um período mínimo de quatro anos após a exaltação ao grau de Mestre.
Post do Ir.'. Manoel Oliveira Leite |
O acesso à Ordem Interior não deve ocorrer antes de um período de prática do quarto grau inferior a três anos.
Notas
1. Na França, o Grande Priorado Retificado da França [ arquivo ] tem vínculos de amizade com o Grande Priorado Independente da Suíça [ arquivo ], enquanto o Grande Priorado escocês reformado e retificado de Occitana é oficialmente reconhecido e tem relações de amizade com o Grande Acampamento dos Cavaleiros Templários dos EUA, dependente do Rito de York. Uma jurisdição Retificada foi criada em 2011 no seio do Grande Acampamento
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