Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ENTENDENDO UMA SESSÃO MAGNA PÚBLICA


Os Ritos Maçônicos possuem protocolos próprios para cada Sessão, em geral as sessões de uma Loja, são ordinárias, magnas ou extraordinárias.
As Magnas podem ainda ser de caráter privativo de maçons ou públicas, com a presença de não maçons. Nem de longe nos passa a pretensão de ter a palavra final sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas traçar linhas gerais abordando de forma singela os principais pontos das Sessões Públicas.

Isso porque no próximo sábado (01.12.2012), seremos brindados com uma dessas Sessões Públicas em nossa Loja, a qual contará com palestra a ser proferida pela nossa cunhada Mônica Costábile, esposa do Ir.'. Cláudio Costábile.
Gostaria de enfatizar que pelo país afora muito se ouve falar em “Sessão Branca”.
Mas isso, senão um erro crasso, ao menos passa uma falsa ideia...
Explico.
Ao falarmos em "Sessão Branca", sem querer induzimos o interlocutor a pensar na existência de uma “Sessão Negra”, o que não é verdade, pois como sabemos não existe tal Sessão na Maçonaria.
Assim, parece ser mais correta a expressão: "Sessão Magna Pública", conforme se pode extrair dos textos legais vigentes.
A Sessão Pública é sempre aberta no Grau de Aprendiz. Entram os membros da Loja e na sequência os irmãos visitantes, quando presentes. Tudo conforme previsto em cada Rito. 
Feito isso, todos são advertidos quanto a entrada de não maçons ao templo. Daí por diante os sinais maçônicos são suprimidos.
Então, os não maçons adentram ao templo conforme os protocolos ritualísticos.
Existem autores que defendem a ideia das mulheres assumirem os assentos do lado direito de quem entra - Coluna da Beleza. Os homens, os assentos da esquerda  - Coluna da Força. Em que pese tal separação ter a possibilidade de eventualmente não ser bem recepcionada por leigos, não há como negar que guarda certa coerência com a simbologia maçônica, muito embora na prática essa separação parece não acontecer com frequência, basta dar uma olhada nas inúmeras fotos de Sessões Magnas Públicas veiculadas na internet, exceção feita à foto desta matéria que obedece ao procedimento citado. 
Dada entrada aos não maçons, se houver altas autoridades Maçônicas é chegado o momento delas adentrarem ao templo.
Finalmente a entrada da Bandeira Nacional, maior autoridade de todas sempre! e na forma ritualística com as justas reverências. Não se olvide do Hino Nacional e do Hino à Bandeira nos momentos previstos do cerimonial cívico, quando requeridos.
Esse é o procedimento ordinário, completo e muito belo.
Contudo a permanência da Bandeira Nacional no interior do templo desde o início dos trabalhos é também legalmente autorizada.
É importante lembrar do traje no rigor maçônico (vedado o uso de balandrau), e da obrigatoriedade do uso das luvas brancas pelos membros da Loja em toda Sessão Magna - desde o início dos trabalhos.
Ao final ocorre o inverso, terminando com o encerramento Ritualístico da Sessão.
 
Ir.'. Homero Avila

Um comentário: