Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A PARÁBOLA DO BODE PREGUIÇOSO

 
Por Samuel Freitas
 
Um fazendeiro querendo aumentar e melhorar seu rebanho, após escolher entre muitos adquiriu um lindo cabritinho ainda pequenino e o criou com todas as regalias, para que no futuro breve após crescer e receber as instruções e aprendizados necessários, o mesmo viesse a divertir seus filhos e sobrinhos. Após algum tempo o cabritinho se transformou num belo, lindo, dócil, forte e bem cuidado bode. Aí o fazendeiro mandou construir uma charretinha infantil para o mesmo, e assim as crianças pudessem brincar com o belo animal, passeando pelos jardins, quintal e pomar, em plena paz e harmonia com a natureza. Mas o bode não queria saber de trabalhar. Era super preguiçoso e fazia de tudo para esquivar-se do pouco trabalho que lhe era atribuído, se escondia, fugia, empacava, ficava de mal humor e dava coices. O fazendeiro fez tudo o que podia para que o bode trabalhasse, mas sem resultado algum.
 
Finalmente, desesperado, pediu conselhos ao vizinho, que era um verdadeiro mestre para lidar com estas situações.
 
 - Você tem que oferecer a ele muito amor, compaixão e carinho - declarou o vizinho.

 - Amor, compaixão e carinho? - exclamou o fazendeiro.

 - Sim, isso mesmo - disse o vizinho, isso faz maravilhas.

Os dois se separaram, e o fazendeiro voltou para o bode. Depois de duas semanas, o fazendeiro acabou encontrando o vizinho que lhe dera sua opinião.
 
 - Como vai o bode ? - perguntou o vizinho - está trabalhando agora ?

 - Nem um pouco - respondeu o fazendeiro. - O que você sugeriu não fez diferença alguma.

 - Deixe-me vê-lo - disse o vizinho.

E os dois foram encontrar o bode num estábulo ali perto. Quando o vizinho com toda sua experiência, aproximou-se do bode, pegou um cajado e, indo diretamente até onde ele estava, quebrou-a na cabeça do bode com uma forte pancada.
 
 - Mas, - gaguejou o fazendeiro - , eu achei que você havia dito que eu tinha que usar amor, compaixão e carinho.

 - Sim, disse o vizinho, um fazendeiro experiente. - Mas, primeiro, você chama a atenção dele. Se isso não for suficiente, tente mais duas vezes, e se nada resolver descarte-o pois assim ele não estragará o seu rebanho. E numa próxima vez analise melhor para uma escolha positiva, pois de nada adianta criar e educar se não tens a participação necessária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário