Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Surf Music, Dick Dale e Misirlou

Dick Dale foi o criador da Surf Music nos anos 50. Tocava por farra, para sua turma de surfistas. Logo o ritmo tribal contagiante de sua música passou a atraír muita gente. Em pouco tempo virou mania no "Rendezvous Ballroom" na cidade de Balboa/Califórnia. O "barulho" chamou a atenção de Leo Fender que, impressionado com o sucesso do jovem guitarrista, pediu ao garoto para que experimentasse uma de sua novas guitarras, a Stratocaster. Um amplificador Fender também foi no pacote.
Dick aceitou a guitarra, virou-a de ponta cabeça e tirou daquele instrumento um som que nunca ninguém havia escutado antes. Foi para o palco e da primeira noite em diante estourou nada menos do que 49 amplificadores Fender e seus respectivos falantes. Deu início a uma corrida por novos e mais resistentes auto falantes e amplificadores cada vez mais potentes. Assim começou a Surf Music...


Nessa época, regravou MISIRLOU e arrebentou inovando o surf rock com uma "versão turbinada" da antiga música. É indiscutivelmente seu maior sucesso.

MISIRLOU

Existem muitas músicas que agradam a todos, mesmo que quase ninguém saiba quem as canta/toca. 

Lembram da marcante música instrumental da abertura do filme “Pulp Fiction”? Poucas vezes uma música encaixou tão bem em um contexto quanto nesse filme, e em menos oportunidades ainda expressou tão bem o estilo de um músico: intensa, impactante, pesada, rápida, alternativa. Foi também tema das Olimpíadas de Atenas - 2004 - Grécia. 

Pois é... Ela tem nome, origem e história.

“MISIRLOU” é uma canção popular grega. Seu primeiro registro efetivamente relacionado a um artista data do longínquo 1927, por Michalis Patrinos.

A letra trata da intensidade do amor de um grego por uma garota muçulmana egípcia. A tradução da música original é mais ou menos esta: “Minha MISIRLOU, a doçura de teus olhos acendeu uma chama no meu coração; Oh, meu amor, Oh, minha noite, teus lábios gotejam mel; Oh MISIRLOU, mágica, exótica beleza enlouquecido de amor, não suporto mais, vou roubar-te da terra árabe; Minha MISIRLOU de olhos negros, teu beijo mudou minha vida; Ah, amada, um pequeno beijo de teus lábios tão doces.”

“MISIRLOU” talvez seja a primeira música realmente relevante do surf rock, movimento que o próprio Dale iniciou ao agregar peso em seu próprio estilo, já no início dos anos 60.


A ideia da concepção da versão instrumental da música por Dale é bastante interessante. Reza a lenda que Dick foi intimado por um fã a tocar uma música em apenas uma corda de seu violão. Dale se lembrou de um tio seu, de origem libanesa, que tocava o instrumento para dança do ventre. Imediatamente a versão do parente para “MISIRLOU” veio à sua mente, e aí foi só transformá-la para o seu estilo mais “animal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário